Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

sábado, 7 de maio de 2011

Pr. Paulo Leivas Macalão e Missª Zélia Brito Macalão, duas vidas consagradas ao evangelho de Cristo.

O Início

A fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Madureira foi fruto de um trabalho de fé e amor realizado por um jovem gaúcho, natural da cidade de Santana do Livramento, Estado do Rio Grande do Sul, que morava na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal da República de sua época. Este jovem, filho de General do Exército Brasileiro aceitou o evangelho nos idos de 1923, seu nome: Paulo Leivas Macalão.( veja sua biografia )

Logo que aceitou o Senhor Jesus Cristo, começou a congregar na casa do irmão Eduardo de Souza Brito, pai da jovem Zélia Brito, sua futura esposa, que ficava na rua Senador Alencar, 17, Rio de Janeiro, onde havia um ponto de pregação da Palavra de Deus.

Depois de vários meses reunindo-se na casa do irmão Eduardo, o jovem Paulo Leivas Macalão alugou um pequeno salão situado na rua José Machado, 76. Foi ai então que começou a história de Madureira.


Crescimentos e mudanças

Com o crescimento do trabalho, meses depois foi necessário alugar um salão maior, quando então mudaram-se para a rua Borborema, 77, e foi então que se fundou oficialmente a Assembléia de Deus de Madureira, no dia 15 de novembro de 1929. O grupo não parou de crescer, e então fez-se necessário a mudança para um salão maior no número 13 da mesma rua Borborema.

Com a expansão da obra a Igreja mudou-se então para a rua João Vicente, 7 quando então torna-se personalidade jurídica em 21 de outubro de 1941. A igreja ficou alí até o dia 1º de maio de 1953, quando é então inaugurado o majestoso e atual templo sede do Ministério de Madureira, localizado na rua Carolina Machado, 174, Madureira, Rio de Janeiro.

A origem da Assembléia de Deus - Ministério de Madureira, se confunde com a própria origem das Assembléias de Deus no Brasil, haja vista, a participação fundamental de Paulo Leivas Macalão, na fixação do trabalho na capital do país, quando através das informações trazidas por Heráclito Menezes, que transferido do Pará para o Rio de Janeiro, foi congregar na "Igreja do Orfanato", na rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, RJ, que funcionava na casa da família Brito, relatou para aquela pequena congregação, onde Paulo Leivas Macalão era recém convertido, do grande avivamento pentecostal que inflamava a cidade de Belém no Pará, ensejando através do mesmo, uma carta solicitando ao missionário Gunnar Vingren o estabelecimento da Assembléia de Deus no então Distrito Federal em 1924, sendo o próprio Paulo Leivas Macalão, o segundo membro batizado por Vingren e o primeiro secretário da recém fundada Igreja. (História das Assembléias de Deus no Brasil - CPAD - pg 60-61).

Por orientação do missionário Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão inicia a evangelização dos subúrbios da Central do Brasil logo no inicio de sua fé, começando por Realengo, Bangu, Santa Cruz, etc, sendo que em Madureira, no salão da rua João Vicente,7, o trabalho veio a estabelecer-se como sede dado ao seu vertiginoso crescimento, tendo sido fundado em 15 de novembro de 1929. (História das Assembléias de Deus no Brasil - CPAD - pg 220-221).

Em 1930, aproveitando a presença do grande líder pentecostal da Suécia, missionário Lewi Petrus, e sentindo convicção da chamada de Deus ao jovem Paulo Leivas Macalão, o missionário Gunnar Vingren o separa para o pastorado em 17 de agosto, dando maior impulso a seu trabalho evangelístico, tendo o mesmo a alegria e privilégio de inaugurar em Bangu a 1 de janeiro de 1933 o primeiro Templo próprio das Assembléias de Deus no Distrito Federal, Sudeste e Sul do país, incrementando a evangelização em vários Municípios do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e posteriormente no Distrito Federal, onde a hegemonia e predominância do Ministério de Madureira, é fato notório e espantoso, tendo dentro desta sua visão missionária, enviado os primeiros pregadores pentecostais para o Sul Fluminense, começando o trabalho das Assembléias de Deus nesta região do Estado em Resende, Piraí , Barra do Piraí, estendendo-se posteriormente a Barra Mansa e Volta Redonda, onde o crescimento foi tão extraordinário que a Igreja neste Município tornou-se a sede regional do Ministério de Madureira no Sul Fluminense.
Templo Sede em Madureira-RJ, inaugurado em 1953 pelo Pr. Paulo L. Macalão.

A CONSTRUÇÃO DA SEDE NACIONAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS
MINISTÉRIO DE MADUREIRA
1953-2009- 56 ANOS

Dentro deste contexto de fé e dinamismo, um novo projeto nasce no coração de Paulo Leivas Macalão: construir em Madureira, um grande templo para a glória de Deus, para sediar o trabalho que se espalhava por todo o país; sendo a primeiro de maio de 1953 concretizado este alvo, com a inauguração do belíssimo templo da Assembléia de Deus em Madureira, primeira Catedral das Assembléias de Deus na América Latina, ímpar em sua beleza de estilo gótico e linhas suaves que em tudo exalta o glorioso Nome de Jesus. Com igrejas espalhadas em todo território nacional, mantendo um vinculo fraterno e peculiar de unidade entre as mesmas, o pastor Paulo Macalão funda em 1958 a Convenção Nacional de Madureira, para assegurar a unidade do trabalho, haja vista a fragmentação que ocorria em outros ministérios, tornando com este ato o ministério de Madureira ainda mais unido e coeso, organizando convenções regionais nos estados e regiões do país. O livro História das Assembléias de Deus no Brasil - CPAD - pg 224 dá uma idéia do que já representava o ministério de Madureira na época de sua edição em 1979.

Com a fundação da Convenção Nacional de Madureira, o patriarca, cercado de seus mais fiéis colaboradores, cria o instrumento que asseguraria a estabilidade da Igreja, que antes sofria com os reveses causados por homens "amantes de si mesmos", que se rebelavam e dividiam a Igreja, criando o famoso Estatuto Padrão, para todas as Igrejas Filiadas a Madureira, garantindo a comunhão perpétua fraternal, espiritual, doutrinária e patrimonial, fazendo do Ministério de Madureira o maior Ministério Evangélico Pentecostal coeso do planeta.

Nos principais acontecimentos das Assembléias de Deus no Brasil, o Ministério Madureira sempre esteve na vanguarda, dado ao grande prestígio e consideração a Paulo Leivas Macalão, como expoente da fé pentecostal no Brasil, sendo por isto mesmo escolhido para presidir o comitê nacional da Oitava Conferência Mundial Pentecostal, mobilizando milhares de crentes que superlotaram o maior estádio esportivo do mundo em seu encerramento, o Maracanã - RJ; passando a fazer parte permanente do comitê da aludida Conferência, sendo seu exemplo seguido pelas lideranças por ele formadas mantendo a tradição de comparecer as Conferências Mundiais com grandes representações da Assembléia de Deus - Ministério de Madureira.

Mesmo entre os crentes e obreiros de outros ministérios e até outras denominações o nome de Paulo Leivas Macalão, patriarca das Assembléias de Deus no Brasil e fundador do Ministério de Madureira é sempre lembrado com respeito e carinho, não só pelos ensinos ministrados no decorrer dos 52 anos de pastorado mas principalmente pelos hinos de sua autoria, cerca de 50%, do maior hinário pentecostal do país - Harpa Cristã - utilizada pelos milhões de crentes no Brasil, patrimônio histórico das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira.


Pr. Paulo Leivas Macalão o "Aoóstolo do século XX".

PASTOR PAULO LEIVAS MACALÃO É ELEITO "APÓSTOLO DO SÉCULO XX".

Pr. Paulo Macalão, foi considerado o "Apóstolo do século XX " para o Brasil, sendo respeitado e recepcionado pelas mais significativas lideranças evangélicas do mundo, também recebendo por diversas vezes estas lideranças em Madureira a exemplo do Rev. Tommas Zimmerman Presidente do Comitê Central da Conferência Mundial Pentecostal, Presidente das Assembléias de Deus nos EUA, e seu particular amigo entre outras.

Também teve o reconhecimento das autoridades do país, sendo recebido por Presidentes, Governadores e Prefeitos em diversas ocasiões, também tendo recebido várias autoridades na Catedral em Madureira, recebendo inúmeros títulos e comendas.


O CRESCIMENTO VERTIGINOSO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS - MINISTÉRIO DE MADUREIRA

Com a partida do Pastor Paulo Leivas Macalão para a Glória, muitos pensavam que seria o fim ou a diluição do Ministério de Madureira, mas ao contrário, em janeiro de 1983, cinco meses após seu falecimento, Madureira elege a diretoria da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, sendo eleito o Pr. Dr. Manoel Ferreira como Presidente e o Pr. Lupércio Vergniano como Vice presidente, ambos lideres expressivos do Ministério de Madureira, ao comando das Assembléias de Deus no Brasil, conduzindo a denominação com paz e harmonia a progressos tremendos em todas as áreas.
Pastor Paulo Leivas Macalão e Missionária Zélia Brito Macalão em visita a uma congregação.



Esta harmonia perdurou por oito abençoados anos, até que em 1988, um movimento interno nascido dentro da CGADB, tentou interferir no processo de crescimento do Ministério de Madureira, que assustava por sua coesão em todo o território nacional, culminando na exigência absurda de que a mesma deveria diluir-se, o que obviamente não pôde ser aceito, acontecendo assim a separação administrativa da Convenção de Madureira, da CGADB, sem contudo perder as características das Assembléias de Deus, que por direito lhe são conferidas histórica e estruturalmente, pelo contrário, acrescendo-lhe novo ímpeto de expansão e crescimento, criando sua própria editora "a Editora Betel", que hoje imprime 450.000 revistas para escola dominical para todas as faixas etárias trimestralmente, alem de um jornal "O Semeador", com tiragem mensal de 40.000 exemplares e vários títulos editados e outros em preparo.


Templo Sede em Brasília-DF, por causa de sua estrutura, apelidada de "baleia".

A VISÃO MISSIONARIA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS - MINISTÉRIO DE MADUREIRA

Sob a liderança expressiva do Pr. Dr. Manoel Ferreira a Convenção de Madureira, tem se projetado cada vez mais no panorama do evangelismo pátrio, crescendo não só dentro do país, mas dinamizando a secretaria de Missões da Convenção, tem alcançado várias nações como : Bolívia - com a realização de um grande trabalho missionário, sob a responsabilidade do Pr. João Nunes, presidente da Assembléia de Deus em Nova Iguaçu, membro da Mesa da Convenção Estadual e da Junta Conciliadora - RJ, Itália (fundado em 1993 pelo pr. Nicodemos Loureiro) e mais recentemente em Portugal - existindo desde 1997 o Centro Missionário Pentecostale Europeo - Ministério de Madureira - implantado pelo pr. David Cabral, o CEMIPE para ser o braço missionário da Convenção Nacional das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira, que brevemente será instalada oficialmente em Roma, através da Sucursal da CONAMAD - já em fase final de regularização, tendo a finalidade precípua de, em primeiro lugar preservar os marcos lançados pelos pioneiros deste ministério, onde quer que o mesmo se estabeleça e também dar apoio logístico a missionários de todas as Igrejas que com seriedade e igualdade de princípios sintam a chamada para evangelizar a Europa.

O Pr. David Cabral foi designado pastor presidente da Catedral das Assembléias de Deus em Volta Redonda e Sul Fluminense, substituindo o pastor Nicodemos José Loureiro a quem sempre honrou de forma pública e notória, por sua atuação ao longo dos anos no Ministério de Madureira, sendo também designado pelo presidente da CONAMAD - Bp. Manoel Ferreira em 1993, Presidente da Junta Conciliadora das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira no Rio de Janeiro e membro do Conselho Administrativo da Editora Betel, da Convenção Nacional e vice presidente da CEADMMERJ - Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Estado do Rio de Janeiro - Ministério de Madureira, seguindo sempre a visão de seus líderes, trabalha incansavelmente pela unidade da Igreja. Fundou com o total apoio do pr. Manoel Ferreira o já tradicional o Congresso de Missões em julho de 1996, sendo em tudo submisso à Deus e a seus líderes desde a sua consagração pelo pr. Paulo Leivas Macalão em maio de 1978).

O pastor Manoel Ferreira tem estendido sua mão também para o Paraguai, Uruguai, Argentina, México, EUA, África, Espanha e principalmente na Rússia, onde o mesmo, numa atitude inédita, estabeleceu um convênio espiritual e social com os líderes daquela nação, que por anos viveram isolados do resto do mundo, comprando em Moscou, um prédio de três andares, primeira propriedade de uma Igreja Pentecostal em Moscou, onde já esta funcionando uma escola bíblica para treinamento de obreiros nacionais, que evangelizarão não só a Rússia mas todo o leste europeu, tendo sido inaugurado com a presença de líderes cristãos de vários países do Leste Europeu, pelo Pr Manoel Ferreira, por solicitação dos líderes russos: Bp. Wladimir Mouzar e pr. Alexander Pourshaga, que também aproveitou o ensejo da presença do Pr Manoel Ferreira para lançar a pedra fundamental do primeiro templo pentecostal da Rússia, nos jardins da antiga KGB, com muita alegria para todos os presentes, inclusive a caravana de 114 pastores liderados pelo Pr Manoel Ferreira, que adotaram a visão missionária de seu líder para a construção deste magnífico templo. Em dezembro de 1996, o Senhor recolhe à glória o Bispo Felipe, que na inauguração mostrou as marcas do sofrimento que lhe foi imposto ao longo de 25 anos nas prisões comunistas, sensibilizando a todos os presentes com sua alegria contagiante, e suas palavras imitando Simeão:
"agora Senhor despede o teu servo em paz pois os meus olhos já viram a tua salvação" - Deus havia lhe falado que não morreria antes de ver as portas da Rússia abertas para o evangelho. Dois meses depois deste memorável dia o Senhor o chama de "volta pra casa", Lc 1:23, e a igreja na Rússia, que tem um modelo administrativo diferente do nosso (12 Bispos presidem o Conselho Nacional de pastores), escolhe para substituir o Bispo Felipe, o pastor Manoel Ferreira como forma de honrá-lo e a Igreja no Brasil, pelo estender das mãos para ajudá-los na tarefa de evangelização daquele país, conferindo-lhe o título de Bispo, que embora incomum entre os assembleianos no Brasil, foi reconhecido em caráter excepcional pela CONAMAD, pois é uma honra que alcança não apenas seu presidente, mas a todos os seus ministros, obreiros e membros das Igrejas a ela filiadas.

Hoje Madureira glorifica ao Senhor, que é o dono da obra e supridor da mesma. Paulo Macalão lançou as bases
Bispo Dr. Manoel Ferreira

deste gigantesco edifício, e o Espírito Santo levantou o Bp. Manoel Ferreira, capacitando-o para prosseguir o projeto de Deus, para este ministério. Foi também eleito presidente do CADSA - Conferência das Assembléias de Deus Sul-Americanas em 1983, tendo realizado no ano seguinte -1984 - a grande Conferência Pentecostal Sul-americana, reunindo uma multidão de aproximadamente 20.000 pessoas no ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Outras grandes realizações tem sido levadas a efeito como a mobilização incumbida ao Pr. Ferreira para a concretização do "Celebrando Deus com o planeta Terra" onde 500.000 pessoas adoraram a Deus na Cinelândia, quando da realização da "Eco 92" no Rio de Janeiro com a presença de representantes de todo o planeta, ou no evento : "Uma tarde com Deus", no Aterro do Flamengo, com a presença de um milhão de pessoas e a grande cruzada "Brasil ainda há esperança" no Maracanã, onde só as igrejas filiadas a esta convenção mobilizaram 1600 ônibus, chegando a reunir cerca de 100.000 pessoas.

Isto é parte do que representa hoje as Assembléias de Deus - Ministério de Madureira , legítima continuadora da obra dos pioneiros pentecostais : Gunnar Vingren , Daniel Berg e Paulo Leivas Macalão, de mãos dadas com "àqueles que com um coração puro invocam o Senhor", trabalhando irmanados com as principais lideranças evangélicas do país, que apoiaram inclusive a iniciativa do Bp. Manoel Ferreira da criação de um Conselho Nacional de Pastores do Brasil - CNPB - , para representar os interesses dos evangélicos, participando da diretoria do mesmo os principais representantes das diversas denominações como: Rev. Nilson do Amaral Fanini - Presidente da Aliança Batista Mundial, na condição de Vice-Presidente, Rev. Isaías de Souza Maciel como Conselheiro do referido Conselho não obstante o mesmo ser tambem o Presidente da OMEB - Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, ficando demostrado a unidade de propósitos, Rev. Doriel de Oliveira , DD presidente da Igreja Casa da Benção entre outros, conta ainda com o apoio e amizade de uma plêiade de líderes a saber : Rev Guilhermino Cunha, DD Presidente da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, Rev Paulo Lokmam, DD Bispo Geral da Igreja Metodista do Brasil, Rev. David Gomes, DD Diretor da Escola Bíblica do Ar e ainda muitos expoentes da fé cristã desta nação.

Em decorrência de sua atuação como líder inconteste à frente da CONAMAD - Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira, conseguiu não só a organização deste conselho, como o seu reconhecimento pelo Poder Executivo da Nação, quando de sua fundação em abril de 94, em Taguatinga - DF, o Exmo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil, Dr. Itamar Franco se fez representar na pessoa do Dr. Maurício Correia, Exmo Ministro da Justiça da República, que enalteceu em seu discurso esta digna iniciativa preenchendo assim uma lacuna até então existente.
(LIVRO : ASSEMBLÉIAS DE DEUS - A OUTRA FACE DA HISTÓRIA - Autor: DAVID CABRAL, Editora Betel, 3º edição.)

Todos os presidentes da República a partir de então têm procurado ouví-lo e apreciar suas observações de interesse não apenas das Assembléias de Deus no Brasil, mas de todos os segmentos carentes de uma presença maior do Estado para suprir-lhes as necessidades básicas a que têm legítimo direito como cidadãos, sendo a Igreja Evangélica uma instituição reconhecida e respeitada pelo Poder Público, pelo desprendimento e amplitude de suas ações sociais em todo o território nacional, a exemplo do Exmo Sr. Fernando Henrique Cardoso, por diversas ocasiões, e mais recentemente já no início de seu mandato o Exmo Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente da República Federativa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário